Jejum Intermitente Faz Mal à Saúde? Saiba Tudo Antes De Fazer
O jejum intermitente é um dos métodos mais buscados para a perda de peso, mas, algumas pessoas ainda tem dúvidas se é saudável praticá-lo.
Confira agora se o jejum intermitente faz mal para a saúde e ainda conheça os possíveis efeitos colaterais do jejum.
Elimine Gordura e Perca Peso com o Inovador MODER GOTA
Reduz o apetite, acelera o metabolismo, diminui o inchaço e a retenção de líquidos e ainda te devolve a autoestima.
O que você precisa entender antes de praticar o jejum intermitente
Antes de saber se o jejum intermitente faz mal, precisamos compreender como funciona essa prática.
O jejum consiste em alternar períodos de alimentação, com períodos sem comer.
Os períodos sem comer, são chamados de protocolos de jejum intermitente.
Os protocolos mais conhecidos são o de 12, 16, 18, 20, 24 e para pessoas mais avançadas de até 36 horas.
Mas, não se assuste com todos esses números, o jejum de 12 horas, por exemplo, pode ser feito ao jantar ás 20 horas e voltar a comer no café da manhã ás 8 horas.
Perceba que é um período em que você está dormindo, essa é uma vantagem do jejum.
Muitas pessoas acreditam que o jejum intermitente se resume a parar de comer, e é aí que se enganam completamente, como resultado, acabam cometendo erros que impedem de conseguir os resultados esperados.
De nada irá adiantar você ficar horas sem comer e quando for se alimentar de novo, sair comendo tudo que vê pela frente.
Para entender melhor, sobre o jejum intermitente e seus protocolos leia os posts abaixo.
Jejum intermitente faz mal?
Praticar jejum intermitente não faz mal à saúde, desde que você saiba o que está fazendo, ou que tenha um acompanhamento médico.
Pelo contrário, para muitas pessoas, o jejum faz bem e traz inúmeros benefícios na qualidade de vida.
Porém, é preciso ficar atento e não cometer alguns erros, que irão impedir você de obter resultados satisfatórios, veja abaixo alguns deles.
- Ingerir muitas calorias nas refeições: Comer tudo o que vê pela frente e depois fazer jejum, não irá te ajudar muito, isso pode agravar casos de hipoglicemia e aumentar o mau humor.
- Não beber água suficiente: A água, assim como os chás sem adoçantes, são liberados durante o jejum, tome bastante água para evitar casos de desidratação e para manter seu corpo hidratado.
- Não comer o suficiente nas janelas de alimentação: Outro erro, bastante comum, é comer pouco nas horas reservadas para a alimentação, além de se sentir totalmente exausto, seu corpo não irá queimar gordura, pois o organismo percebe que não está recebendo nutrientes, assim, acaba “segurando” tudo o que consegue dos alimentos ingeridos.
- Fazer o jejum sem um acompanhamento adequado: Sem o acompanhamento de um profissional, o jejum mal feito pode ter efeitos colaterais, como dor de cabeça, mau humor, fraqueza, desidratação, entre outros.
Conheça agora mesmo nosso programa de reeducação alimentar que já ajudou milhares de mulheres a ter sua autoestima de volta, clicando aqui.
Contraindicações
Pessoas que têm problemas com colesterol, pressão arterial, diabetes, grávidas e lactantes podem ter alguns danos ao praticar o jejum, por isso não é recomendada a prática.
Menores de 18 anos podem praticar o jejum, mas com um acompanhamento de perto de um profissional.
Quando feito de forma correta, o jejum não possui desvantagens para a saúde, e é uma ótima forma de emagrecer sem fazer dietas super restritivas.
Se esse conteúdo te ajudou, deixe um comentário abaixo para nós e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Elimine Gordura e Perca Peso com o Inovador MODER GOTA
Reduz o apetite, acelera o metabolismo, diminui o inchaço e a retenção de líquidos e ainda te devolve a autoestima.
0 Comentários